7 de dezembro de 2009

TERAPIA BOWEN...Você ainda vai ouvir falar muito a respeito!

A terapia Bowen é uma técnica de tratamento que leva o nome de seu criador, Tom Bowen, um australiano falecido em 1982, que desenvolveu este trabalho inovador em sua clínica em Geelong, Vitória, durante 32 anos. Apesar de não ser assim tão jovem e ter sido bastante difundida na Europa, Japão e, especialmente, na Austrália, a Terapia Bowen é uma novidade no Brasil, para se ter uma idéia, há apenas 10 especialistas da técnica em todo país, entre estas pessoas orgulhosamente estou eu!
A técnica consiste em aplicar movimentos nos músculos, tendões e ligamentos específicos, iniciando o relaxamento muscular e a redução da pressão sobre os nervos. Estes movimentos se caracterizam por uma manipulação cruzada suave da fibra da fáscia muscular ou do tecido conjuntivo.
A fáscia muscular, além de recobrir todo o corpo, permite a “comunicação” entre cada parte dele. Comportamentos como: postura física inadequada, excesso ou falta de atividade física, movimentos repetitivos, padrões ineficientes de movimentos pré-estabelecidos, contusões mal curadas e desequilíbrio muscular, entre outros, tendem a deixar a fáscia muscular desidratada e endurecida, causando dores e processos inflamatórios.


O movimento Bowen é um estímulo manual (movimentos de rotação) realizado em pontos específicos e traz alívio e tratamento à maioria dos sintomas físicos apresentados - doenças físicas, queixas musculares, estruturais e viscerais, pois o relaxamento da fáscia muscular proporciona maior irrigação sangüínea local, drenagem linfática e equilíbrio energético.


O processo consiste em dar-se um estímulo local sobre a pele do paciente(movimento Bowen) que ativa a fáscia muscular de uma maneira específica ativando os receptores que sinalizam resposta ao Sistema Nervoso Central. O SNC decodificará este estímulo e responderá a ele atuando sobre o local machucado de forma a gerar um processo de auto-ajustamento, equilíbrio dos sistemas Simpático e Parassimpático e, por fim, a cura.


A técnica é considerada, portanto, uma modalidade dinâmica de relaxamento fascial e muscular. O corpo recebe o estímulo e responde de acordo com a necessidade de ajuste individual.

Numa linguagem mais simples...segue o depoimento de uma das primeiras pessoas que eu atendi, ela faz ballet e treina musculação pesado, sentia dores lombares e nos ísquios e depois da primeira sessão, me escreveu:
"Dê querida, to impressionada com a técnica de Bowen. Não sei explicar direito, mas to muito melhor. Diria 70% melhor das dores e com uma sensação de corpo leve com cansaço (estranho, né!). Mtu mtu mtu obrigada, quero ser cobaia sempre, rsrsrs. Mts bjs, Rê."
Saiba mais:
http://www.terapiabowen.com.br/

2 comentários:

Adivinha quem sou eu... disse...

Pelo que vc está dizendo, os movimentos do Bowen seriam simples mas profundos, então...

Dd. Navarro disse...

Exato! seja lá quem vc for, compreendeu a totalidade ideológica do método, bem como a metodologia do movimento...hehehehe
Só vc mesmo!
beijos!