14 de agosto de 2009

Filé mignon com arroz integral e salada de folhas e morangos

(Rende 2 porções)

Ingredientes:

a) Prato:

1 medida de arroz integral
1 colher de café de margarina Becel
1 dente de alho picado
1 porção generosa de espinafre
Salsinha e sal a gosto
2 medalhões de filé mignon grandes (150g à 200g)
1 colher de café de azeite e sal

b) Salada

8 talos de rúcula
10 folhas de alface americana
1 vidro de palmito
1 pepino pequeno para salada
10 morangos maduros
¼ xícara de azeite extra virgem
2 colheres de mostarda
1 colher de shoyo light
Sal a gosto
½ limão
1 colher de Quinua cozida

Preparo:

a) Prato:

Coloque a Becel e o alho juntos numa panela e em seguida, acrescente o arroz integral (lavado), deixe fritar durante 1 minuto e acrescente água fervendo (3x a porção do arroz). Tampe e deixe cozinhar em fogo baixo. Pique o espinafre e reserve.
Quando já tiver evaporado boa parte da água do arroz, jogue o espinafre picado e a salsinha. Tampe novamente e mantenha o fogo baixo.

Obs.: Enquanto o arroz cozinha lave e prepare o molho da salada e a Quinua (coloque três colheres de água numa leiteira e espere ferver. Jogue 1 colher de Quinua, espere a água secar e está pronta)

Depois que o arroz estiver quase pronto misture-o melhor ao espinafre. Esquente o azeite numa frigideira em fogo médio e coloque os medalhões jogando uma porção de sal sobre cada um dos lados. Se preferir ao ponto, pode tampar os medalhões enquanto fritam, caso contrário, deixe fritar um lado e vire.

b) Salada:

Em louças individuais (cumbucas) divida os ingredientes da salada em dois, decorando através da organização de cada ingrediente.
Misture o azeite, o shoyo, a mostarda e o limão e tempere com sal, acrescente a Quinua cozida e misture, coloque essa mistura numa molheira ou jogue diretamente sobre a salada.

Enfeite a mesa um vaso pequeno de flores e sirva o prato acompanhado de vinho tinto.

Para finalizar o almoço ou o jantar, sirva uma xícara de café preto e um pedaço de chocolate meio amargo com 70% de cacau da Kopenhagen.

Nenhum comentário: