23 de julho de 2009

O amor alimenta a vida, a comida o corpo e ambos alimentam a alma!!

Não foram apenas as empresas de propaganda e marketing que entenderam a profunda relação entre a comida e o afeto, já cantaria o outro...”é o amoôor!”. A psicanálise foi a pioneira nesta identificação, os seguidores de Freud interpretavam a presença do “conteúdo alimento” em relatos de sonhos, de modo geral, como um representante do afeto e, posteriormente, tal idéia se estendeu às interpretações e análises de testes projetivos.
Hoje, até os psicólogos comportamentais entendem como, por exemplo, o excesso de comida, na maioria dos casos, evidencia sensação da falta do tão almejado amor do outro, ou de si mesmo, porque não dizer, da parte daquele que come.
Eu não sei qual a amplitude desta constatação pra você, mas pra mim é profunda! Eu amo comer e cozinhar me faz tão bem pro espírito que chega a atingir o mesmo patamar sagrado do de me alimentar. Salgados, doces, bolos...meu Deus! Bolos!
Acho que só quem gosta de cozinhar, e em minha opinião quem não gosta é porque ainda não começou, vai entender o que vou dizer. Não há dúvidas! Cozinhar é amar, é oferecer amor com gosto! Sem querer ser redundante.
E quando as pessoas elogiam, nossa! A gente vai às nuvens. Se não elogiam? Bom, neste caso, eu pelo menos pergunto sutilmente: “Ficou uma delícia não é?” Essa com certeza é a única situação na qual eu não me importo em requisitar elogios, mesmo porque, se a pessoa não achar uma delícia, eu só posso chegar a duas conclusões: ou está com estomago cheio, ou está com gripe e não consegue sentir o gosto direito.
Hoje comecei a escrever meu primeiro caderno de receitas, sei lá se isso está fora de moda, me lembro que minha mãe tinha um quando eu era criança, aliás, todas as receitas dela davam (ainda dão) certo e ela nem precisava (continua não precisando) ficar perguntando se a gente gostou, porque os “hummms” acompanhavam (acompanham) cada garfada!

3 comentários:

Karol disse...

Tô contigo e não abro! (na verdade, estou comentando no seu blog para vc não ficar desolada com o fato de "Jovens com o Espírito Santo" ter comentando o meu blog!! rsrs) Beijinhos...

Unknown disse...

bom.... eu que já provei da sua comida....acho que todas tem gosto de mel..... rsrsrsrs
bjos

Dd. Navarro disse...

Bom...pra quem provou do meu strogonoff ao bolo de milho...fico lisonjeada com seu comentário Ãn...!
Apesar da auto promoção pelo uso da palavra "Mel", né docinho? hihihi
Beijão.