17 de fevereiro de 2010

Sobre Pilates - Deise e Fabi na Revista Dieta Já

A modalidade que a atriz Tania Khalill escolheu para manter a forma aumenta bastante a capacidade física e ajuda a perder peso mais rápido. Fora isso, é indicada às pessoas que nunca fizeram atividade nenhuma e, o melhor, para as que não gostam de malhar. Para completar, diminui a ansiedade e, com isso, você come menos. Quer mais? O pilates queima calorias!

Atualmente, muito se ouve falar em uma nova modalidade que está conquistando cada dia mais adeptos, principalmente, entre o público feminino: o pilates. Trata-se de uma atividade que contribui para a saúde do corpo e da mente, e emagrece. Os principais benefícios são percebidos na melhora sensível do condicionamento físico, na postura e na elasticidade muscular. O resultado: você descarta o excesso de peso bem depressa. Quem pode confirmar tudo isso é a atriz Tania Khalill, que pratica a novidade há pouco tempo, mas já nota um progresso em sua condição física e no desempenho para fazer sua atividade favorita, a corrida.

Além de eliminar calorias, o pilates aumenta - e muito - a capacidade de executar exercícios indicados para quem quer perder peso, como caminhada, bicicleta e aeróbicos. Por isso, pode ser considerado o acelerador da dieta.

Um dos primeiros obstáculos na hora de começar a emagrecer é a dificuldade de iniciar os exercícios, devido ao longo tempo de sedentarismo. É aí que entra o pilates. Ele é recomendado a pessoas com problemas posturais, que desejam adquirir mais flexibilidade, além de diminuir o estresse", explica a professora, Fabiane Miguel, da Fórmula Academia (SP). E se minimiza a ansiedade, você passa a comer menos.

Um aspecto importante, e comum para quem está iniciando práticas aeróbicas, é que o pilates ajuda a prevenir lesões, principalmente nas costas, joelhos e tornozelos. "Ele prepara e protege o corpo; isso ajuda no emagrecimento", diz Deise Navarro também professora da Fórmula Academia.
Para quem já eliminou quilos, continuar com o pilates é uma ótima opção, pois ele ajuda a tonificar os músculos e corrigir a postura, que é significativamente prejudicada pelo período que se esteve com excesso de peso. "Fazer pilates ajuda a pessoa ter mais consciência corporal", afirma Deise.

Deise previne que uma avaliação física deve ser realizada antes de iniciar esta ou qualquer atividade esportiva. "É bom para descobrir eventuais desvios de coluna e até problemas mais graves, como escolioses, hérnias ou osteoporose", exemplifica ela.

As formas de praticar

Existem duas maneiras de fazer pilates. Seja qual for a escolhida, Deise recomenda que seja feita duas vezes por semana. A primeira é o Mat Pilates, onde os exercícios são realizados no solo, sobre um colchonete, sem ajuda de nenhum equipamento. De acordo com Fabiane, esta opção pode ser considerada um pouco mais difícil. "O aluno não tem o auxílio de nenhuma máquina e faz os movimentos utilizando o peso do próprio corpo", explica. Essa técnica pode ser feita por pequenos grupos de alunos, coordenados por um educador físico.

A segunda alternativa é o Studio Pilates - o que Tania pratica -, e cuja característica principal são os artefatos utilizados como uma espécie de cama com molas de resistência e outros instrumentos, sempre feito com personal e individualmente. "Neste caso, os aparelhos podem ser regulados de acordo com o esforço que o praticante está apto a fazer", diz Deise.

4 comentários:

Unknown disse...

Tá famosaaaaaa,rs!
Parabéns pela matéria. Fazia muito tempo que eu não passava por aqui.

Beijos

Camila Machado

Dd. Navarro disse...

Oi Cá...na verdade, esta matéria é meio antiguinha, mas eu encontrei e decidi postar, porq se não a gente acaba deixando e esquecendo!
Bom que vc entrou e comentou, beijo!!!

Unknown disse...

Minha paciente predileta,amei a materia e sua poesia....Continue arrasando,sucesso,gde bju

Dd. Navarro disse...

Minha terapeuta Bowen predileta e amiga tão querida...obrigada pelo comentário, que bom que vc gostou.
Beijos.