11 de janeiro de 2010

Pilates e Yôga para adolescentes – Revista Uma Girl by Deise Navarro

Tanto o Pilates quanto a Yôga são atividades indicadas para adolescentes que queiram melhorar seu condicionamento físico e seu domínio corporal, além de adquirir ganhos estéticos e posturais. As alterações físicas experimentadas nesta fase como o aparecimento do seio nas meninas e o aumento significativo de estatura, mais comum em garotos, podem influenciar negativamente sobre a postura.

Atividades como Yôga e Pilates, que promovem um trabalho muscular eficiente, gerando aumento de massa muscular sem colocar em risco os componentes articulares, também auxiliam na melhora postural, desta forma, os resultados estéticos são muito interessantes, atuando diretamente sobre a auto-estima do adolescente.

É importante levar em conta as transformações internas que marcam a adolescência – hormonais e psicológicas que, ao ligarem-se profundamente às externas, incluindo as escolhas do âmbito social: relacionais e profissionais, exercem o papel de solidificar internamente valores e regras de conduta, porém às custas da intensificação de fatores emocionais. Um aspecto que pode colaborar para dar conta de tudo isso é o eficiente trabalho respiratório realizado nestas atividades, que auxilia no ganho de concentração, na diminuição do estresse e da ansiedade e proporciona melhor domínio emocional.

O auto-conhecimento é muito importante em qualquer fase de nossas vidas, mas certamente é especial na adolescência, por isso a prática de atividades que desenvolvam consciência corporal, concentração, flexibilidade e força, colaboram intensa e positivamente neste processo.

Sobre as modalidades, encontraremos certa variedade de estilos de Yôga, que se diferenciarão inclusive a intensidade do trabalho físico e quanto ao Pilates, as modalidades encontradas consistirão em aulas em solo (Mat Pilates) e de Estúdio (Equipamentos).

Creio que a melhor maneira de escolher entre as duas opções é fazer pelo menos duas aulas experimentais de cada modalidade e optar por aquela que gostar mais, pois é importante praticar atividade física com prazer.


Professora Deise Navarro.

Nenhum comentário: