1 de outubro de 2009

Isso é coisa da sua cabeça!!

Eu gosto muito do quadro com este nome da Band News FM. Nele, a colunista Inês de Castro investiga impressões e verdades inquestionáveis, conceitos, que depois de ficarem algum tempo em voga, acabam recebendo o status de científico sem, muitas vezes, terem sido profundamente estudados. Idéias que penetram o senso comum e preenchem grande parte do que se considera real, são ‘in’-cucadas por muita gente e determinam comportamentos, preconceitos e escolhas.
Se colocarmos à parte o filtro de caráter educativo do programa da rádio, que acaba por definir temas em discussão, creio que encontraremos, profundamente inseridos em cada um destes assuntos, sentimentos de angústias e a busca por segurança comum a todos nós.
Fazendo então uma transferência desse raciocínio para a esfera humana do cotidiano, penso que as coisas que são “coisas da nossa cabeça”, não se limitam às questões existenciais ou comportamentais de um grupo de pessoas culturalmente afim.

Eu diria que boa parte das nossas opiniões inflexíveis estão relacionadas à tendências projetivas e paranóicas que, funcionalmente, ocupam nosso pensamento – consciente ou inconscientemente, e dão origem à teorias auto-referentes que investigam os sentimentos e a opinião dos outros ao nosso respeito.
Outra parte destas idéias, com características mais neuróticas, colabora para a criação e a manutenção de regras e rituais que garantam níveis toleráveis de ansiedade. No final, tanto umas quanto as outras se associam de alguma forma àqueles conceitos inquestionáveis e nos influenciam diariamente.
Quando nos invadem de supetão, “as coisas da nossa cabeça” provocam dúvidas intensas e nos levam à busca de explicações racionais que visam afastá-las do aqui e agora, movimento que não consegue impedir que voltem, nem que passemos bastante tempo tentando comprovar sua veracidade através da análise de situações suspeitas e sinais, por vezes imaginários, que corroborem pras nossas inconvenientes teses.
Nesse clima, qualquer indício de comprovação nos leva de volta ao começo de tudo, desfazendo todas as racionalizações protetoras e fazendo nascer uma pontinha de angústia e muita insegurança.
Coisas da nossa cabeça são mais do que um produto da função mental do pensamento.
Coisas da nossa cabeça não passam de coisas do nosso coração!

6 comentários:

Unknown disse...

oie...
finalmente passei por aqui..
é..coisas da nossa kbça, são os desejos e desesperos que refletem do nosso coração!

bjos.
Mel

Karol disse...

Deise, acho que o seu texto, a partir de uma perspectiva holística e em consonância com sua indiossincrasia, reflete a individualidade do ser intrínseco à alma humana na sua particularidade própria e de certa forma reveladora do saber universal. Essa é minha humilde e simples opinião...

Dd. Navarro disse...

Melzinha!!! Que bom que passou por aqui. Adorei seu comentário!
Beijos!!

Dd. Navarro disse...

Uau Karol...poe simples nisso...hehehe!
Eu gostei do comentário porque foi vc quem escreveu e você sabe que eu te adoro, mas sobre o que vc escreveu...preciso de mais alguns dias pra entender e comentar...hahahaha. Pedirei ajuda à Aurélio e à LaPlanch...beijos!

Anônimo disse...

Deise, passar por aqui me fez pensar se as tendências projetivas, paranóicas ou neuróticas são coisas da cabeça de alguém que se proliferaram ao longo do tempo.
Aí, pensei, não sei porque, provavelmente, coisas da minha cabeça: na serpente "oroboro" que corre atrás do próprio rabo representando a roda da vida, o 12º arcano do Tarô e Samsara, que rompe seu ciclo com a serpente Kundalini... e porquê pensei e estou colocando tudo isto aqui? Pra derramar um pouco as coisas da minha cabeça e quem sabe compartilhar com alguém... Seja você,vocês, ou o universo que capta qualquer intenção das palavras. Se ao olhar pela fechadura do obscurso entendimento, possa eu enxergar uma nesga de luz que ilumine o buraco negro de minha loucura, na teia entrelaçada das sábias viagens, sorver doses de auto-entendimento... Ou... apenas: Coisas da minha cabeça! Compartilhadas contigo, ou não...não sei...

Renata disse...

Gente, quando eu li o texto também me veio à cabeça imediatamente a serpente oroboro!!!!