12 de dezembro de 2010

Realização profissional

Ser bem sucedido profissionalmente tornou-se uma cobrança social intensa desde a modernidade e passou a compor a lista de itens que supostamente garantem a felicidade prometida pela cultura capitalista representada pelo sucesso e pelo potencial de consumo.


Ontem fui a uma festa de aniversário e em dado momento iniciou-se uma conversa a respeito disso. Um dos convidados perguntou ao meu marido o que ele “faz da vida” e todas as atenções se voltaram para a sua resposta sobre ter abandonado uma carreira promissora no banco para cursar Psicologia em tempo integral.


Um mix de espanto, inveja e curiosidade tomou conta da roda, fator que em nada me espantou, já que essa reação é bastante freqüente diante desta afirmação, mas me chamou a atenção a resposta (no sentido de reagir a) do convidado que havia perguntado. Ele começou a declarar sua admiração à coragem pela decisão do meu marido. Num tom de entusiasmo ele dizia que concordava e entendia aquilo como uma atitude digna de cumprimentos! E logo depois falou um pouco sobre seu desprazer profissional no mundo coorporativo, falou de toda competitividade e stress e de como sonhava em deixar tudo e ir fazer faculdade de nutrição ou de educação física.


Isso tudo ficou na minha cabeça. Acabo de finalizar um curso de Psicologia de 5 anos e tenho pensado bastante sobre o tema “recomeço profissional”.


Ouvir aquele rapaz me trouxe orgulho por minhas escolhas, ainda gosto demais da educação física e agora poderei atuar também como psicóloga. Tenho muitos planos e nesse primeiro momento e o privilégio de permanecer num trabalho que gosto tanto e iniciar outro sem o stress financeiro de um começo, além de poder contar com a flexibilidade de tempo que ambas as profissões permitem.


Esse contexto não aplaca totalmente minhas inseguranças, mas fortalece minhas esperanças!


É preciso ter coragem e convicções firmes para optar ser feliz profissionalmente e acredito que muitas pessoas atualmente têm revisto as definições de sucesso e realização baseadas em dígitos da própria conta bancária!

6 comentários:

Gian disse...

"Conheci essa menina, já experiente Educadora Física, com um olhar profissional decidido que transmite a confiança necessária antes mesmo do aluno começar a se esticar naqueles aparelhos. Experinente Educadora Física que dcidira se aventurar nos caminhos -apaixonantes- do jargão PSI... olhos assutados, ansiosos, mas igualmente decididos -e apaixonados-. Do susto para o TCC "Representação Social das Mulheres Contemporâneas", foi um salto que nem mesmo toda a técnica do Pilates poderia oferecer!!! Parabéns, ah... acho que parabéns seria pouco e simplista. Deixo aqui, então, além dos -merecidos- Parabéns, o desejo de que Deus continue dando imensas felicidades! Bem-vinda ao clube, Recruta!!!"

Dd. Navarro disse...

Nossa Gian, que emoção ler seu comentário, nem preciso falar o quanto você foi importante nesse processo.
Será pra sempre o analista do meu coração, sinto saudades das nossas sessões, aprendi muito com você e torço pra ter pelo menos metade do seu talento e da sua doçura no atendimento dos meus futuros pacientes!
Um grande abraço!!!

Cesar disse...

um amigo meu q vc conhece bem fala o seguinte: logo após ele ter tomado uma decisão com características semelhantes a essa que tomou recentemente, era frequente ele passar situações como essa que passamos sábado. E ele costumava conversar com as pessoas que diziam que gostariam de fazer algo semelhante, perguntando coisa do tipo "mas pq vc não faz??" etc. Depois de um tempo, ele passou a simplesmente olhar e ficar quieto; quando alguém falava "gostaria tanto de fazer o que vc fez" ele só pensava "não, vc não gostaria não"...a frequência com que eu escuto coisas semelhantes a essas me levaram a pensar justamente isso. bjos!!

Unknown disse...

De, eu e o Tony temos falado muito sobre esse assunto! No meu caso, vc acompanhou de cadeira cativa a minha decisão de sair do antigo emprego em busca de vida um nova nada "corporativa"... Infelizmente, precisamos de dinheiro sobreviver, é o que acontece assim que vimos ao mundo... precisamos sobreviver... e, sem perceber, já estamos envolvidos nessa loucura toda. Cabe anós, dar um passo p/ tráz e reescrever a própria história, de forma mais leve e saudável... pois essa vida é a única que temos certeza que teremos, é a única palpável, é um presentão! Temos que fazer de tudo p/ vivê-la da melhor maneira possível. Serei simplista agora, rs rs:Parabéns por conseguir realizar 2 profissões com satisfação pessoal, fazendo bem às pessoas e à vc! T Amo! Melzinha

Leticia Carneiro disse...

Ah, Deise... Tudo a ver com o que venho praticando em 2010... Parece maluquice deixar a "estabilidade" de um emprego em "boa empresa". Mas dezoito quilos mais magra depois, mais saudável e serena, eu acho que esta loucura pode levar a uma felicidade muito maior do que o dinheiro "garantido" no fim do mês... Enfim, assino embaixo e vejo mais e mais pessoas buscando esta coragem para virar o jogo da vida...
Beijo e parabéns pela formatura!!
Leticia

Dd. Navarro disse...

LeLê!!! Que reencontro gostoso...blog a blog!
Bom saber de vc através de boas notícias!
Gostei de saber que você buscou e alcançou o que me dizia durante as respirações do Pilates...serenidade e felicidade!
Muitos beijos!