22 de novembro de 2010

Sobre meu TCC, tema: Representação Social das Mulheres Contemporâneas: A Construção da Subjetividade frente às Pressões Sociais

Investigou-se as representações sociais da mulher contemporânea de classe média-alta, entre 35 e 45 anos, casada, com filhos, profissionalmente ativa de nacionalidade brasileira, com foco em sua experiência subjetiva frente às pressões sociais que contemplam: regras familiares, cuidados pessoais, cuidado dos filhos e relacionamento conjugal.
Buscou-se identificar os fatores estressantes contidos nesta realidade, bem como conhecer os ganhos pessoais e profissionais do lugar feminino na atualidade. O instrumento de pesquisa proposto foi a entrevista reflexiva e uma devolutiva realizadas individualmente. Os resultados foram avaliados através de uma análise qualitativa.
Como exemplo de aspectos importantes encontrados nesta pesquisa, temos a maternidade como um forte motivo para mudança na vida da mulher; mudanças essas que, vinculadas à felicidade de ser mãe, denotam o quanto esta nuance feminina permanece ligada à representação social da mulher na contemporaneidade.
Outro aspecto encontrado diz da sensação de autonomia e a satisfação da mulher mãe economicamente ativa, bem como a organização que este lugar requer, especialmente no que se refere à questão do tempo.
Também há um sentimento de sobrecarga de assunção de responsabilidades e, segundo elas, uma boa solução é a inclusão do homem nas atividades cotidianas e no cuidado com os filhos. Nossa pesquisa identificou que há um impacto visto como positivo da independência feminina sobre o relacionamento conjugal.
Esses dados nos permitem concluir que pesquisa é bastante interessante, ampla e capaz de nos encaminhar rumo à compreensão da subjetividade da mulher contemporânea frente às pressões sociais.

Nenhum comentário: