16 de maio de 2010

Pesto de Rúcula

Pesto vem do italiano pestare, que significa triturar. Antigamente, na Itália, este processo era feito por meio de um mortajo, que consiste em um pequeno pilão de mármore, mas hoje em dia usa-se o prático e eficiente amigo liquidificador.

O molho pesto necessariamente leva muito azeite e nozes, além de um bom queijo italiano ralado, mas, diferentemente do que muita gente pensa, o molho pesto não precisa ser necessariamente feito com manjericão. Uma receita deliciosa de pesto feita com rúcula agrada o paladar de qualquer convidado, pode acreditar!

Nas palavras da profissional Marcella Hazan, autora do livro “Fundamentos da cozinha italiana clássica”: “O pesto nunca é cozido ou aquecido e, ainda que possa eventualmente ser muito bom para a sopa de legumes, tem apenas um grande papel: o de ser o mais sedutor de todos os molhos para massas”.

Há 2 meses fui a um restaurante e experimentei um Tortelloni de Cogumelos ao Molho Pesto de Rúcula. E decidi preparar este prato aqui em casa.

Passei logo cedo numa casa nova de massas em Pinheiros, mas infelizmente não encontrei o Tortelloni de cogumelos. Acabei comprando outra massa com recheio de mussarela de búfala e manjericão. Depois fui até o Mercado Municipal de Pinheiros e comprei a noz e o queijo.

Ficou bom demais! O pesto de rúcula tem um sabor mais suave do que o de manjericão e, por causa das folhas maiores, rende mais. Pode-se também acrescentar um pouco de manjericão neste molho pra intensificar o aroma do prato, eu não o fiz, porque a massa que comprei era recheada com manjericão.

Segue a receita do molho. Esta quantidade serve 4 pessoas:

PESTO DE RÚCULA

• 1 maço médio de rúcula

• 8 ramos de salsinha

• 3 dentes de alho

• 1 xícara (chá) de azeite de oliva

• 50g de nozes

• 80g de Parmesão Italiano Cativa (5 colheres de sopa cheias)

• Uma colher de sobremesa de Sal grosso


Preparo:

Lave a rúcula, seque e elimine a parte mais dura dos talos. Coloque o alho e o azeite de oliva no liquidificador e bata até obter uma pasta. Acrescente a rúcula e bata na função pulsar até triturá-la. Adicione as nozes, o queijo, o sal (e se quiser um pouco de pimenta do reino) e bata por alguns segundos. O molho está pronto.

Na hora de servir, misture ao pesto 2 colheres de sopa da água fervente usada para cozinhar a massa. Sirva com a massa recém cozida em pratos aquecido.

Dica: Para congelar o pesto: Prepare o molho até o final da segunda etapa e congele-o sem o queijo, que deve ser adicionado quando o molho for descongelado, apenas na hora de servir.

Uma colher de sopa tem 90 calorias!

Nenhum comentário: