22 de fevereiro de 2011

Pilates e Yoga

Comecei a praticar Yoga há aproximadamente um mês e estou curtindo bastante.
Ainda não posso ser considerada um expert no assunto, mas deu pra entender um pouco sobre a prática, especialmente ao que se refere à vivência física, aliás, boa demais.
Muitos dos movimentos eu já conhecia, dado que Pilates foi bastante influenciado pela Yoga ao desenvolver seu método e hoje pude refletir um pouco mais a respeito da proximidade das duas práticas ao responder a algumas questões a respeito para o site: www.vidadejovem.com.br
Um site especialmente elaborado para informar os adolescentes. Segue a entrevista...

1. Qual a diferença e a semelhança do yoga e do pilates?


Na verdade Joseph Pilates era um praticante de Yoga e, por isso, essa modalidade influenciou-o na criação de seu método, hoje conhecido como Pilates. Em termos de movimentos executados, a semelhança é grande, tanto uma modalidade quanto a outra faz bastante uso de movimentos como extensões, flexões e torções de coluna e há, também, em ambas, um intenso trabalho da musculatura abdominal.
Creio que a diferença principal seja a ideologia de cada modalidade. A Yoga, é uma prática milenar que visa a integração da totalidade do ser humano – inclusive, o termo Yoga quer dizer “União”, nesse caso, entre corpo e mente.
Já o Pilates, embora proporcione um trabalho holístico como a Yoga, tem características mais voltadas ao treinamento físico, ou seja, embora não negue, não tem como premissa uma filosofia de vida.


2. Se o adolescente tiver problemas na coluna (lordose, escoliose), o pilates pode substituir o RPG? Por que?


Sim. O Pilates não só substitui o RPG, mas também pode ser mais atraente para o adolescente, pois é mais dinâmico. Outro ponto a favor do Pilates é que, além da prática promover a saúde da coluna, como ocorre no RPG, ele influencia no padrão do movimento do praticante, é uma atividade funcional, e melhora o condicionamento físico. Desta forma, o adolescente passará a se movimentar de maneira mais apropriada para evitar lesões no dia a dia e na prática de outras atividades físicas, além de ter uma melhora considerável em sua postura e sentir mais disposição física.


3. Existe alguma posição do yoga e do pilates que de ser evitada no período menstrual? Por que?


No Pilates não há nada específico neste sentido, o que pode ocorrer é que a menina pode sentir a lombar mais sensível neste período e se incomodar com alguns movimentos, como extensões grandes de coluna (que são movimentos nos quais o tronco e direcionado para trás – a cabeça apontando na direção do bumbum), mas neste caso, ela poderá fazer os mesmos movimentos com uma amplitude menor.
No caso da Yoga, há determinadas posição que não são recomendadas em período menstrual e a praticante deverá procurar orientação de seu professor.
Mas considero importante enfatizar que a prática de exercícios físicos durante a menstruação é uma ótima escolha, pois diminui os sintomas físicos desagradáveis típicos desta fase, além de diminuir o volume do fluxo menstrual com o passar do tempo.


4. Para quem quer ter uma barriga definida, o pilates pode ajudar a definir?


Sim. Um dos principais objetivos do Pilates é o fortalecimento da musculatura abdominal e, para isso, o trabalho abdominal durante a prática é intenso. Mas há uma diferença entre os resultados estéticos na musculatura abdominal na prática de Pilates quando comparada à pratica de exercícios com pesos realizados na musculação, por exemplo.
A utilização de sobrecarga alta (exemplo: halteres e caneleiras pesadas) produzem os conhecidos “gominhos” na musculatura abdominal, como vemos nos halterofilistas. No caso do Pilates, o trabalho abdominal solicita músculos mais profundos, como o transverso do abdômen, e o resultado é mais um afinamento da região abdominal (a cintura costuma ficar mais definida).
Porém, não podemos esquecer que, tanto um resultado quanto o outro, dependerá de fatores combinados à pratica, como uma alimentação com baixa ingestão de gorduras e açucares e a prática de exercícios aeróbicos, em especial para pessoas que estão acima do peso.

Nenhum comentário: