24 de abril de 2012

Orientação Profissional

A Orientação profissional é um trabalho especializado que tem por objetivo ajudar pessoas que estejam vivendo qualquer tipo de conflito relacionado à área profissional. Neste sentido, o trabalho de Orientação Profissional pode ser utilizado por jovens que queiram realizar uma escolha profissional mais autentica ou por adultos que queiram fazer um planejamento de carreira.
As intervenções psicológicas em Orientação Profissional envolvem tanto a utilização de testes e outras técnicas especializadas, como a realização de entrevistas nas quais o indivíduo recebe o apoio e a orientação do psicólogo num processo de investigação sobre seus desejos, seus autoconceitos e noções de auto eficácia.
Este processo favorece a revisão de ideias, não necessariamente verdadeiras e muitas vezes inconscientes, que temos a nosso próprio respeito e que interferem na tomada de decisão e no planejamento de um projeto de vida.
O trabalho de Orientação Profissional inclui o acesso a informações objetivas sobre as profissões, faculdades e escolas técnicas, bem como a respeito da prática cotidiana das ocupações profissionais e do mercado de trabalho.
A dúvida não é uma inimiga, ela nos motiva a mudar e a decidir. Se você hoje vive situações como: dificuldade de escolher uma profissão, dúvidas sobre o que quer para seu futuro, se está desiludido com a escolha que fez, se não faz ideia do que quer, se já desistiu de sua escolha e está a procura de trabalho ou algo novo, mas não sabe por onde começar, entre outras situações estressantes relacionadas à área profissional, o trabalho de um Orientador Profissional será de grande auxilio!