6 de setembro de 2011

Solomon E. Asch, Psicologia Social

Nos últimos dias, eu venho estudando alguns textos do psicólogo Solomon Asch.
Na busca de conhecer profundamente como se dá a influência que as pessoas exercem umas sobre as outras, Asch estudou os processos de interação grupal e, em função disto, contribuiu para a definição de modelos experimentais na área da Psicologia Social.
Asch nasceu em em 1907 na Polônia e migrou para os Estados Unidos em 1920, quando naturalizou-se norte americano. Faleceu em 1996, deixando idéias muito interessantes e textos bons de ler. Escolhi um trecho que gostei bastante e que me levou a pensar na relação psicólogo-paciente, especialmente.


"[...] as pessoas agem com referência umas às outras. Para tomar nosso lugar diante dos outros, precisamos perceber a sua existência e conseguir certa compreensão das necessidades, das emoções e dos pensamentos uns dos outros.
As interações, que estão entre os acontecimentos mais originais da natureza, ocorrem entre as pessoas e produzem resultados de grande diversidade, que são a base de todos os acontecimentos sociais subsequentes. Cada pessoa é a origem e o centro de efeitos psicológicos que se expande para o interior da vida de outros.
[esta intereação] Pode produzir interesse e compreensão, pode exercer efeitos vivificadores, mortificadores ou deformadores.
 As emoções, os pensamentos e os motivos de uma pessoa agem como forças para pôr em movimento as atividades psicológicas das outras".