29 de maio de 2011

A atividade física pode ajudar no tratamento da Depressão e de Síndromes Ansiosas.

Os termos “Depressão” e “Ansiedade” deixaram de ser exclusivos de formulários médicos e passaram a fazer parte da linguagem popular, além de ocuparem bastante espaço na mídia. Tais fatores geram mais informação, mas também equívocos sobre seus reais sentidos. Vale lembrar que diagnósticos de Depressão ou de Síndromes Ansiosas só podem ser dados por médicos especializados, os Psiquiatras.


Podemos entender que, tanto a depressão quanto a ansiedade são extremos de sentimentos naturais do ser humano estimulados de acordo com os episódios ou situações experimentados, que, dependendo da intensidade afetiva, podem causar desequilíbrio emocional e sofrimento.


Neste sentido, a depressão seria um quadro de tristeza profunda, que, segundo o CID 10[1] pode ser encontrada em três graus: leve, moderado ou grave e apresenta sintomas como rebaixamento do humor e fadiga, além de perda do interesse por atividades cotidianas e/ou de lazer, a diminuição da libido e da capacidade de concentração.


A ansiedade, por sua vez, pode ser compreendida como uma mistura intensa de medo e excitação. De acordo com o dicionário de Psicologia, “Ansiedade é um estado emocional desagradável e apreensivo, suscitado pela previsão de um perigo à integridade da pessoa”. A Psiquiatria chama quadros de ansiedade intensa de Síndromes ansiosas, nas quais estão incluídas a Síndrome do Pânico (crises de ansiedade) e a ansiedade generalizada (ansiedade constante).


Tanto a ansiedade quanto a Depressão podem ser estimuladas por inúmeras situações nas quais há uma expectativa significativa ou a ausência de qualquer perspectiva, planejamento ou esperança, em quadros graves há uma relação importante com o fluxo energético da mente (atuação dos neurotransmissores[2]).


É importante avaliar quais são e como se apresentam os sintomas, e assim identificar se há ou não a necessidade de medicação. Seja qual for o caso, um acompanhamento Psicoterápico será importante para que a pessoa que encontra-se em sofrimento, por meio de ajuda profissional, possa analisar suas escolhas e dificuldades e sentir-se apoiada e fortalecida na busca de mudanças.


Outra ferramenta importante nesta busca é atividade física. Além dos benefícios estéticos e do bem estar generalizado que a prática de exercícios promove - fortes estímulos à auto-estima, pesquisadores perceberam que as pessoas que praticam exercícios físicos apresentam menos sinais de depressão e ansiedade. Isso ocorre porque a atividade física tem um papel importante no funcionamento mental, pois atua sobre os neurotransmissores cerebrais, estimulando a liberação de Endorfina e favorecendo a produção de Serotonina e da Dopamina, hormônios associados ao bem estar.


Também é bastante comum em quadros de depressão e ansiedade haver alterações no período e qualidade do sono, fator que pode ser influenciado positivamente pela prática de atividade física, pois, além da promoção do relaxamento muscular, o próprio cansaço físico pós treino colabora para esta melhora. Considerando que o sono é um reparador orgânico natural e a sua falta causa muita irritabilidade e cansaço, em casos de pessoas com depressão e ansiedade, não dormir bem causará estragos grandes do ponto de vista sintomático.


Mas é importante escolher bem a atividade a ser praticada, bem como o local e o horário para se exercitar. Por exemplo, pessoas muito ansiosas podem ser prejudicadas por escolherem correr no período noturno e, dependendo do grau de ansiedade, em qualquer horário, num primeiro momento, pois é uma atividade que, embora ajude o corpo a liberar muita endorfina, acelera o metabolismo orgânico e pode deixar a pessoa muito mais agitada. Da mesma forma, me parece contra-indicado à pessoas ansiosas atividades excessivamente competitivas, pois poderão exacerbar esse aspecto da personalidade humana e ativar funções psíquicas de alerta, influenciando negativamente sobre o relaxamento geral.


Nos casos de depressão uma boa saída é a pratica de atividades de característica mais lúdica, como as aulas de dança e o Boxe, mas dependendo de como se encontre o humor da pessoa, ela terá dificuldade em iniciar com estas atividades, pois não terá ânimo para isto, neste caso, é indicado que comece com atividades mais leves como a caminhada.


Em ambos os casos – de depressão ou ansiedade – a caminhada e as aulas de Pilates e Yôga são ótimas opções. No caso da caminhada por ser uma atividade com alta capacidade de liberar Endorfina e poder ser praticada em lugares agradáveis como parques ou praias. Nas atividades como Pilates e da Yoga os benefícios ficam por conta do trabalho respiratório e a ativação de musculaturas profundas que desenvolvem consciência corporal e melhoram a comunicação entre mente e corpo, especialmente pelos movimentos de articulações e torções da coluna vertebral, onde há inúmeras terminações nervosas. Há também o fato de estas práticas optarem por músicas relaxantes. Por fim, em se tratando da Yôga, encontramos o trabalho de meditação, uma técnica muito eficiente para promover o relaxamento e ajudar o indivíduo a se perceber melhor. Vale lembrar que os exercícios, especialmente os respiratórios usados na Yôga e no Pilates, também podem ser feitos em qualquer lugar, inclusive antes e/ou depois da caminhada.


O importante é dar o primeiro passo, que pode ser numa esteira de academia, mas também pode ser num parque com muita natureza e pessoas ao redor. Num ambiente assim fica mais fácil repensar a vida, valorizar a existência e rever escolhas e valores pessoais.

______________________________
[1]CID 10 é a Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde

[2]Neurotransmissores são substâncias químicas produzidas pelos neurônios, as células nervosas. Por meio delas, podem enviar informações a outras células. Podem também estimular a continuidade de um impulso ou efetuar a reação final no órgão ou músculo alvo.

14 de maio de 2011

Top Chef

Assumidamente viciada, eu me apego a vários seriados de TV e posso passar horas no sofá assistindo um episódio atrás do outro.  Outras vezes, me atraso pra sair de casa por causa de um que nunca tinha visto antes.
Obviamente tenho meus prediletos: Smallville, Two and a half men, The Good Wife, Glee, House, 24 horas e lógico Friends (forever!!!), entre outros.
Mas tem um seriado que assisto há um tempo e não vejo muita gente comentando a respeito: "Top Chef". É  programa norte-americano, no qual 10 a 16 chefes de cozinha competem por um prêmio de 200 mil dólares.
Na verdade, um reality show que reune os competidores numa casa e mostra, sutilmente (se comparado ao BBB, por exemplo) as discussões e as aproximações que se estabelecem no decorrer do programa.
Os competidores têm desafios a cada episódio e são avaliados por chefes reconhecidos mundialmente, além de, algumas vezes, receberem a visita de alguma celebridade.
Em todos os episódios há um jurado convidado que, juntamente com  Tom Collichio, Gail Simmons e a apresentadora do programa, formará o júri que avaliará cada um segundo os desempenho na tarefa proposta.
A cada episódio, os participantes têm dois desafios: o "Desafio Quickfire" e o "Desafio de Eliminação".
O primeiro, "Quickfire" costuma durar 1h ou menos e consiste em preparar um prato de alguma cozinha ou um ingrediente específico. Neste desafio não há eliminação, mas premiação - o vencedor ganha imunidade para o próximo desafio.
No "Desafio de Eliminação" os chefes têm que preparar todos os pratos de um evento, seja ele um jantar, um almoço ou um menu completo de um restaurante que, em equipe, montam, incluindo a decoração e a escolha do nome do restaurante entre outros detalhes, dando conta de receber um número significativo de convidados.
É muito interessante ver a variedade de pratos e detalhes e também a beleza na apresentação de algusn deles. Me dá vontade de fazer cursos de culinária!
A hora da eliminação é muito emocionante, cada participante ouve comentários detalhados sobre suas produções e um deles ouve a frase: "Please, pack your knives and go."
Padma Lackshmi  é a apresentadora atual da série que já está na 8ª temporada nos EUA. No Brasil, o programa passa na Sony no sábado ás 23h e reprisa no sábado às 19h.