21 de março de 2011

Boxe – entrevista para o site Vida de Jovem

O Boxe, hoje praticado também em grandes academias, tem se mostrado bem mais atraente que as modalidades tradicionais em fitness (musculação e ginástica), isso porque essas modalidades envolvem uma dose de “sofrimento” considerável durante suas práticas.

Não que não haja sofrimento no Boxe, afinal, “No Pain, No Gain”, a diferença é que há um prazer físico e psicológico experimentado durante o treino, proporcionadao especialmente pela descarga de Adrenalina.

Outros aspectos que influenciam o nível de prazer na prática do Boxe são a sensação de domínio motor e de evolução do desempenho, que têm como resultado o aumento da auto-confiança.

Pensando nos processos mentais, a exigência do total envolvimento do praticante: atenção, concentração, habilidades e capacidades físicas, produz a melhora do desempenho gradativamente e o motiva a treinar mais. Neste sentido, a repetição no Boxe também é uma estratégia importante, por isso, não desanime caso se sinta pouco coordenado, o próprio treinamento te ajudará a evoluir e se sentir mais confiante aula após aula.

As aulas costumam ser divididas em rounds: 3min de prática por 1min de descanso. A seqüência é basicamente formada por alongamento, corda, flexões e abdominais. Depois o “atleta” dará golpes nos sacos e praticará sparring em cima do ringue.

Se o seu objetivo for estético, lembre-se que tais ganhos são garantidos pela freqüência nas aulas e por uma alimentação saudável. O aumento da massa muscular é garantido, bem como a melhora do condicionamento físico e a diminuição do estresse diário.

Precauções:

Você deve tomar cuidado caso tenha problemas sérios de coluna, como escolioses significativas ou hérnias de disco.


O Boxe também exige bastante das articulações como quadril e joelhos, mas certamente a maior solicitação está direcionada para a articulação dos ombros. Por outro lado, a prática freqüente e consciente da atividade prevenirá lesões, na medida em que a musculatura que recobre a articulação do ombro (Deltóide) se fortalecer e se tornar mais saudável.

Em casos de lesões sérias, deve-se tratar as articulações antes de iniciar esta prática, para evitar maiores problemas.

Em todo caso, experimente fazer algumas aulas preocupando-se em realizar um bom aquecimento que inclui não apenas alongamento da musculatura, mas também a mobilização articular – simular os movimentos do boxe através de movimentos articulares suaves e sem sobrecarga.

Para quem ainda vai iniciar, é importante procurar um local de treino no qual o instrutor seja experiente e tenha domínio da técnica, para garantir um bom treinamento, bem como evoluir sem colocar em risco seu próprio corpo, em especial as articulações.

Outro cuidado se refere à escolha de acessórios importantes para a prática, como luvas específicas e roupas leves que permitam amplitude nos movimentos.

Bom treino!!